segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Regência Verbal - 2º Grupo

Há verbos que na variedade padrão do idioma, apresentam variações de transitividade associada a mudanças em seu significado. Alguns dos inúmeros verbos desse tipo são:

 •Agradar
 •Aspirar
 •Assistir
 •Querer
 •Visar 


Compare as regências e o significado que cada um desses verbos pode apresentar.

Regência Verbal - 1º Grupo

No estudo da regência verbal,como no estudo de outros tópicos gramaticais, a comparação entre estruturas sintáticas coexistem no idioma se faz sob perspectiva da (adequação à situação de uso), por isso uma determinada regência de um verbo pode ser adequada em um contexto e ser inadequada em outro. Assim, havendo duas estruturas equivalentes, ao avaliar uma delas, avaliar sua aceitabilidade em função do contexto comunicativo em que se encontra. Compare, então, em cada conjuntos exemplos, as diferentes regências que verbos apresentam, que são: variedade popular e a variedade padrão.

Características da Literatura Contemporânea


- Insistência na representação ficcional da violência: a ideia da literatura como representação da violência surgiu a partir no de 1960, com o período da ditadura militar e a entrada do país do circuito do capitalismo. 
- Dependência da produção cultural ao mercado: após a abertura política com 1980 a produção literária sofre problemas pois a literatura acaba se tornando uma mercadoria para a renda capitalista do país. 
- Influência da cultura de massa: influência da maior parte da sociedade na literatura, tornando-a popular. 
- Literatura de apelo versus apego à convenção literária: a literatura de apego atende a necessidade de emoções fortes dos leitores e busca uma representação imediata da realidade, enquanto a convenção literária trata do artificialismo pós-moderno, realizando mistura de estilos, paródias, colagem, situações e alusões. 
- Tensão entra formalismo e engajamento: formalismo é a experimentação estética radical, e irreal. Engajamento é o compromisso sociopolítico, necessidade de expressar a vida.